SOBRE XADREZ E CARROS

Penso que a carreira de um enxadrista pode ser comparada ao ato de dirigir um carro. Com as devidas ressalvas, obviamente, a trajetória em direção ao sucesso nos tabuleiros depende da correta troca de peças marchas. Dito isto, convido o amigo leitor a acompanhar, nas próximas linhas, o desenvolvimento desta ideia aparentemente absurda.

Os primeiros passos do enxadrista são como a primeira marcha: fortes e de curta duração! Por mais fundo que o motorista pise no acelerador, sabemos que a velocidade não ultrapassa certo limite, além de provocar o desgaste excessivo do motor. Os iniciantes no jogo começam com muita energia, muitas vezes jogando dezenas de partidas por dia. Suas habilidades não ultrapassam certo limite e a maioria logo se desgasta e desiste.


Aqueles poucos que optaram por progredir à segunda marcha começam a experimentar um pouco mais de velocidade (só um pouco). A segundinha também proporciona dirigir por períodos de tempo maiores. Verdade seja dita, muitos praticantes do jogo caem na inércia da segunda marcha e permanecem nela por toda a vida! São aqueles que dizem: "eu sei jogar, mas não sei nenhuma jogada".

Na terceira marcha o jogador se encontra definitivamente entregue ao prazer de dirigir. Ele sonha com altas velocidades e almeja sentir o vento forte em seus cabelos, contudo, ainda é um capivara que só dirige com segurança em perímetro urbano. É importante salientar que é exatamente nesta sofrida categoria que se encontra o autor do presente texto.



Com bastante experiência e alguma dose de conhecimento é possível subir mais uma marcha, entretanto, assim como ocorre no trânsito, não é raro encontrar jogadores na quarta apresentando desempenho de terceira. Para fins didáticos adotaremos que a quarta marcha começa acima dos 2.000 pontos de rating FIDE. Quantos estão nela de fato? (eu não sei). Mas sei que existem aqueles que aceleram de verdade e quando estão próximos de engatar a quinta, conquistam com mérito o título de MF.

O raciocínio da quinta marcha é o mesmo da quarta, não há mais segredos aqui. Aqueles jogadores que pisam para valer no acelerador e forçam o motor do carro ao seu limite, conquistam o título de MI. E nesse momento o leitor atento começa a se perguntar: e o título de GM, onde é que fica? A resposta é: apenas alguns poucos carros possuem sexta marcha e nem todos podem dirigir um!

Autor: Rafael Oliveira

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