Rafael Pimentel é Hepta Campeão!

Ocorreu nas dependências do Clube de Xadrez Guaíra - Projeto Municipal Francisco de Assis Pimentel, a 19ª edição do Campeonato Municipal de Xadrez. O torneio contou com a participação de 19 enxadristas subdivididos em 3 categorias, sendo: Absoluto, Feminino e Sub-12, estes que jogaram separados dos enxadristas acima de 12 anos.

Assim como em todas as rodadas, a emoção tinha que fazer parte e na disputa pelo título tínhamos Rafael Pimentel e Paulo Rezende, só que Rafael enfrentaria Adriano Rodrigues na mesa 01 enquanto Paulo Rezende enfrentaria Valdo Chaves na mesa 02.

Mesa 01: Rafael x Adriano

Mesa 02: Valdo x Paulo Rezende

Na mesa 03, Hiago enfrentou o jovem Lucas Aquino e, se fazer o seu dever de casa e torcer por vitórias de Paulo Rezende e Rafael Pimentel, ficaria com o bronze da competição. 

Mesa 03: Hiago x Lucas

Na mesa 04 tivemos uma partida bem interessante entre Antonio Carlos e Leandro Guilherme, tanto por questões enxadrísticas como por questões de rivalidade.

Mesa 04: Antonio Carlos x Leandro

E assim ficaram os resultados da 5a. Rodada:


Veja abaixo alguns comentários das primeiras mesas desta rodada:

Na mesa 01, tivemos uma partida emocionante entre Rafael Pimentel e Adriano Rodrigues que segurou a onda de enfrentar o atual campeão municipal e levou a partida para os instantes finais. Rafael Pimentel teve uma ligeira vantagem por toda a abertura, apenas um equívoco na escolha de jogar 8. c3, onde seria mais preciso jogar 8. c4. A combinação de troca de peões centrais para lançar o 15. Cc4, foi errônea, Rafael podia ter jogado Ch4 para aproveitar que o Ch5 das negras estava no ar, mas quando optou por jogar 14. dxc5 Cxc5 15. Cc4, a posição ficou igualada. O lance 18... Bf5?! não ajudou as negras, o melhor seria 18... De7, afinal, aquele Ch5 ainda estava pendurado e poderia ser um problema futuro. Quando Rafael Pimentel pôde jogar 20. Tc7! as coisas começaram a clarear para o campeão, na sequência 20. Tc7! Bxf3 21. Txf7 Dd6 22. Txf3+-. Mais adiante, no lance 27. Ca5, as brancas se equivocaram, onde 27. Ce5 daria mais trabalho para Adriano se defender. Por ineficácia de Rafael, Adriano trocou as Damas e diminuiu um pouco da vantagem. No lance 51. h4? Rafael comete mais um equívoco, permitindo que a posição se igualasse, mas após as trocas dos Cavalos, ocorrida no lance 61, Rafael Pimentel ficou com vantagem material que foi sustentada até momentos finais da partida. Adriano foi muito preciso a partir daí e fez com que a partida chegasse a menos de 1 minuto no relógio para cada jogador, mas a experiência falou mais alto e Rafael Pimentel ficou com a vitória.  


Na mesa 02, a escolha da Defesa Siciliana por Paulo Rezende surpreendeu a todos os presentes. A mudança do repertório custou um pouco caro em virtude da pequena vantagem adquirida por Valdo Chaves. O lance 10. Ce4 merece a nossa atenção, ao buscar uma situação elaborada para se desvencilhar do ataque prematuro, mas perigoso, Valdo não percebeu que o simplório 10. h3 seria a resolução dos seus problemas, mas com cálculos bem profundos, veja duas linhas que poderíamos ter apó: 10.h3 Bxf3 (10...Bf5 11.d5 Bxh3 12.Cb5 Td8 13.Cg5 Bh2+ 14.Rh1 Dh4) 11. Bxf3 Df5 12.Db3 Td8 13.Be3, em ambos os casos Valdo Chaves ficaria com uma boa vantagem na partida. Bem, como as brancas resolveram jogar 10. Ce4, as negras poderiam ter ido ao ataque, como propusera, com 10... Bxh2+, seguindo com 11. Cxh2 Bxe2 12. Db3 Dd5, o que daria uma ligeira vantagem para as negras, mas a escolha de 10... Bc7?!, todavia as brancas não jogaram novamente o h3 que resolveria os problemas, e preferiu jogar 11. Cg3?! que acabou igualando a partida. Quando as negras conseguiram jogar 20... Dd5, seguido de 21... Dd6, a partida começou a ficar mais inclinada para Paulo Rezende, que a partir foi tirando pequenas vantagens até vencer, também nos momentos finais, a 5a. rodada e chegar aos 4,5 pontos.


Na mesa 03, Hiago enfrentou a Defesa Francesa de Lucas Aquino. No lance 6. Bd2, Hiago poderia ter jogado 6. c3 e já estabeleceria uma vantagem posicional sobre as negras, no entanto, a partida seguiu igualada até o lance 17. axb5, onde a coluna 'c' aberta e a Dama ficando má colocada o atrapalhou e deu uma pequena vantagem para as negras, o correto seria 17. g3, onde seguiria igualado. No lance 20. Tcb1??, as brancas simplesmente abdicaram de lutar pela defesa da Dama, todavia, Lucas não se atentou que após 20... Tc7! a Dama não teria mais lugar para ir, caso se movimentasse para b6, teria Tc1+. Ao jogar 20... Ta8 fez com que a Dama Branca respirasse na posição e saísse toda chamuscada da batalha no campo inimigo. Após essa sequência de lances que ambos cometeram falhas e/ou não se aproveitaram da situação, a partida seguiu igualada até 26... g5?! que tinha a ideia de tirar a defesa de d4, mas ainda não era o momento porque a Ta4 também exercia o papel de ataque/defesa na posição, o que foi muito falho por parte das negras. A partir daí a vantagem das brancas só veio aumentando até o lance 38. Rg7, que aparentemente seguraria a promoção e dependeria de alguma manobra de Cavalo para conquistar o ponto. Todavia, Hiago jogou 'o fino' da posição 39. Cg6!! e logo em seguida daria xeque mate.


Na mesa 04, sim, na mesa 04! Em virtude da grande rivalidade entre os dois enxadristas, faremos também uma análise da mesa 04. Antonio Carlos e Leandro Guilherme não estavam disputando o pódio, mas a rivalidade sadia entre ambos fez com que a partida ganhasse repercussão e acabou de chegar no blog! A partida seguiu bem igualada, onde as negras deixaram escapar o lance 12... Dc7, com ideia de jogar Td8 e na sequencia ameaçar o Cf3 para levar o peão de e5, no então, preferiu jogar 12... Be5 e assim seguiu igual até o lance 15... f6?. Este lance enfraquece rapidamente o roque negro, levando em consideração que as negras não possuem bispos de casas branca, o que compromete ainda mais a posição. Na sequência 15... f6? 16. exf6 Bxf6 17. Dg4, o que melhor seguraria a onda era 17... Db6, mas ao jogar 17... Re7, as negras poderiam ter jogado a toalha. Nessa posição com Re7, as brancas tinham bons lances para escolher a forma de atacar, como: 18. Bd6; 18. Tae1; e 18. Tad1, qualquer um deles daria vantagem clara para Antonio Carlos, que escolheu 18. Tad1, que seguiu com: 18... Dc8 19. Bc2, melhor seria 19. e4!, arrebentando a estrutura do preto e não teríamos um conto de fadas com aquele Rei no centro do tabuleiro. Seguindo a partida, Leandro Guilherme jogou 19. Cb6, o que complicou ainda mais a sua situação, porque as brancas poderiam ter jogado 20. Dg6+ Re7, seguido de 21. e4!, no entanto a escolha de Antonio Carlos foi 20. Bd6 com ameaça de mate, que deveria ter sido defendida com Th8, mas ao jogar 20... Re8, esperávamos que após Bxf8 as negras jogassem a toalha. A partir daí a partida chegou aos minutos finais e Antonio Carlos levou a partida com o seu conhecido "Ataque Sucuri".

Antonio Carlos à espera do 15... f6?? do Leandro.


Veja abaixo a Classificação Final do Campeonato:


Como é possível veriricar, com esses resultados, Rafael Pimentel se tornou Hepta Campeão Municipal, seguido por Paulo Rezende na 2a. colocação e Hiago Bonjorno com o bronze.

Hiago Bonjorno - 3o. Colocado

Paulo Rezende - Vice Campeão Absoluto

Rafael Pimentel - Campeão Absoluto

Na categoria Feminino, Barbara Isac levou o título sobre a atual campeã Nauê Oliveira, que ficou com a 2a. colocação do torneio. A importância do Xadrez Feminino, das meninas competirem e estarem dispostas a inserir o xadrez no seu dia-a-dia foi enaltecida pelo organizador Rafael Pimentel na premiação.

Nauê Oliveira - Vice Feminino

Baraba Isac - Campeã Feminino

Veja abaixo a variação de rating municipal, a ser utilizado nos próximos torneios pensados do município:



Ainda tivemos a partida final entre Pedro Henrique e Ana Beatriz, pela disputa do título da categoria Sub-12. Até então, o placar seguia assim:


Ana Beatriz jogava pela vitória para levar para as partidas rápidas de desempate e a jovem começou avassaladora, ficou com uma vantagem enorme na partida. Mas, Pedro Henrique conseguiu dar mate com Te1#, o famoso 'mate do corredor'.


Tabela Final


Com isso, Pedro Henrique sagrou-se Campeão Municipal Sub-12

Ana Beatriz - Vice Sub-12

Pedro Henrique - Campeão Sub-12

Antes de iniciar a premiação, a Comissão composta por Valdo Chaves, Leandro Guilherme e Antonio Carlos dos Santos, definiu quem seria a revelação ou destaque do evento. Sendo escolhido Adriano Rodrigues de forma unânime entre os membros por toda seu desempenho e partidas realizadas, principalmente nas partidas contra Antonio Carlos e Rafael Pimentel.



Veja algumas fotos da 5a. Rodada:






 


  

  

 





Participação especial de Rafael Oliveira
Que também já foi editor do Blog
'Xadrez Guairense"

Fotos da Premiação
 
Mais de 50 anos de xadrez em uma foto!

Gabriel Venceslau - 10o. lugar

João Guilherme - 9o. Lugar

Leandro Guilherme - 8o. Lugar

Ernandes Rocha - 7o. Lugar 

Adriano Rodrigues - 6o. Lugar

Antonio Carlos - 5o. Lugar

Valdo Chaves - 4o. Lugar
 
 Este foi mais um evento que o Clube de Xadrez Guaíra realizou com suas forças e amigos e pretende realizar muitos outros. Venha conhecer o Clube e os enxadristas que lá estão!


Para finalizar, agradecemos o apoio dos nossos patrocinadores: Clinica Fisioterápica e Osteopática VitalFisio e Academia, Personal Trainer Studio Personal Academia e a Prefeitura do Município de Guaíra pela estrutura.


 Em instantes, mais inforamções sobre o Campeonato Municipal Rápido 2015!


Comentários